
.A confecção de listas é um ato extremamente egoísta, focado no próprio ponto de vista e muitas vezes controverso. Nunca se é o suficiente pra fazer alguma lista sobre alguma coisa para além de si mesmo. Mas é uma ação muito comum por partes de críticos e pessoas que se acham capazes de tal.
.Na próxima semana, o Coldplay desembarca no Brasil. Eu como grande fã resolvi eleger as 10 melhores músicas da banda. Sei que não sou o maior fã, o melhor ou o mais bonito(haha). Mas posso dizer que Coldplay faz parte da minha vida e se eu tivesse um relógio contando as horas que já ouvi, provavelmente estariam marcando na escala dos dias e quem sabe meses. O rock melódico impactante da banda londrina é sem igual, sua interação com seus fãs fabulosa e nós os fãs só temos a ganhar.
.Tentei ser o mais democrático na confecção dessa lista, colocando músicas dos 4 CDs até hoje lançados: Parachutes (1999), A Rush of Blood to the Head (2002), X&Y (2005) e Viva La Vida or Death All His Friend (2008).
Vamos para The Hardest Part que é fazer a lista. Espero que gostem. ;)
10. Amsterdam
A última faixa do segundo álbum da banda é uma das músicas mais lindas da banda. Se não for a mais linda. Seu início misterioso, o piano suave e toda sua melodia terna fazem de Amsterdam uma boa pedida para dias sozinhos em que necessitamos ouvir algo pra nos sentirmos melhor e completar um eventual vazio.
9. Talk
A n° 5 do ‘X&Y’ é uma música diferenciada. Com um refrão simples e melodia harmoniosa, Talk tem uma letra que remete a amizade, indecisão sobre o futuro e a vontade de nos completarmos e compartilharmos nossos sentimentos com uma simples conversa. Let’s talk, let’s taaaaalk.
8. Warning Sign
A triste canção do ‘A Rush of Blood to the Head’ marca presence nessa lista por sua composição harmoniosa. Sem contar que não poderia deixar de fora minha música preferida (falei que era um ato egoísta?). Essa bela música merece ser ouvida em todos os momentos. Fica a dica. This is a Warning Sign.
7. Shiver
O cantor da banda, Chris Martin, diz que a música foi feita para uma mulher. Mulher de sorte. Shiver, segunda música do álbum Parachutes, álbum de estréia da banda, é simplesmente sensacional, com um início empolgante e desenvolvimento emocionante. Shiver que significa arrepio, é um verdadeiro arrepio. Don’t you shiver?
6. Violet Hill
Música que faz parte do último álbum da banda, Violet Hill é a junção de grandes qualidades marcadas no repertório de Coldplay. Linda letra e melodia suave com toques românticos. Não podia deixar de fazer parte de uma lista de melhores músicas da banda.
5. In My Place
Quem não se amarra naquele início singular da bateria em In My Place e o posterior tocar da guitarra inconfundível? In My Place é uma das grandes músicas da banda. Canção elogiadíssima pela crítica por sua letra e melodia profundas.
4. Swallowed in the Sea
Me sentiria mal se não colocasse essa música na lista. Belíssima, eu diria. E provavelmente muitos fãs (quiçá todos) concordariam. A 11ª primeira música do X&Y surpreende com sua letra intensa e melodia crescente. Ao meu ver, uma das obras primas da banda, por isso sua colocação.
3. Yellow
Look at the stars. Look how they shine for you. And everything you do. They were all yellow. A música que apresenta Coldplay para o mundo. O primeiro single da banda é simplesmente uma das músicas mais fenomenais de amor. Uma poesia cantada, versos fantasiosos berrados, para um bem-querer que pode ser o nosso bem querer. Yellow é a mistura exata do lirismo e de uma melodia perfeita.
2. The Scientist
The Scientist em segundo? Que pecado. Pois é. Eu sei. Uma grande balada romântico guiada por um piano extraordinário. A canção que demonstra um eu-lírico apaixonado em busca do seu amor, com um pedido de desculpas mágico. Ninguém disse que seria fácil, ele diz. Ninguém disse. É verdade. Obra prima da música. Grandiosa. Fantástica.
1. Fix You.
A grande campeã. Simplesmente, o Magnum Opus da banda. Com uma letra cheia de aforismos especiais e uma melodia inigualável, Fix You é a melhor representação de qualidade da banda, com um Chorus belo e um intervalo no meio da música que leva seu fã a uma mistura de sensações incrível. Aquela guitarra forte com a bateria acompanhando no meio da música criando um clímax único parece nos preparar para seu Gran Finale.
Tears stream down your face,
When you lose something you cannot replace
Tears stream down your face
And I...
E então, o que acharam? Eu sei que foi um pecado deixar de for a músicas como Politik, Viva la Vida, Clocks, Trouble, entre outras. Mas é um trabalho difícil. Bom show a todos os fãs. Espero que tenham gostado. :)