sábado, 20 de fevereiro de 2010

As 10 melhores músicas - Coldplay



.A confecção de listas é um ato extremamente egoísta, focado no próprio ponto de vista e muitas vezes controverso. Nunca se é o suficiente pra fazer alguma lista sobre alguma coisa para além de si mesmo. Mas é uma ação muito comum por partes de críticos e pessoas que se acham capazes de tal.

.Na próxima semana, o Coldplay desembarca no Brasil. Eu como grande fã resolvi eleger as 10 melhores músicas da banda. Sei que não sou o maior fã, o melhor ou o mais bonito(haha). Mas posso dizer que Coldplay faz parte da minha vida e se eu tivesse um relógio contando as horas que já ouvi, provavelmente estariam marcando na escala dos dias e quem sabe meses. O rock melódico impactante da banda londrina é sem igual, sua interação com seus fãs fabulosa e nós os fãs só temos a ganhar.

.Tentei ser o mais democrático na confecção dessa lista, colocando músicas dos 4 CDs até hoje lançados: Parachutes (1999), A Rush of Blood to the Head (2002), X&Y (2005) e Viva La Vida or Death All His Friend (2008).

Vamos para The Hardest Part que é fazer a lista. Espero que gostem. ;)

10. Amsterdam

A última faixa do segundo álbum da banda é uma das músicas mais lindas da banda. Se não for a mais linda. Seu início misterioso, o piano suave e toda sua melodia terna fazem de Amsterdam uma boa pedida para dias sozinhos em que necessitamos ouvir algo pra nos sentirmos melhor e completar um eventual vazio.

9. Talk

A n° 5 do ‘X&Y’ é uma música diferenciada. Com um refrão simples e melodia harmoniosa, Talk tem uma letra que remete a amizade, indecisão sobre o futuro e a vontade de nos completarmos e compartilharmos nossos sentimentos com uma simples conversa. Let’s talk, let’s taaaaalk.

8. Warning Sign

A triste canção do ‘A Rush of Blood to the Head’ marca presence nessa lista por sua composição harmoniosa. Sem contar que não poderia deixar de fora minha música preferida (falei que era um ato egoísta?). Essa bela música merece ser ouvida em todos os momentos. Fica a dica. This is a Warning Sign.

7. Shiver

O cantor da banda, Chris Martin, diz que a música foi feita para uma mulher. Mulher de sorte. Shiver, segunda música do álbum Parachutes, álbum de estréia da banda, é simplesmente sensacional, com um início empolgante e desenvolvimento emocionante. Shiver que significa arrepio, é um verdadeiro arrepio. Don’t you shiver?

6. Violet Hill


Música que faz parte do último álbum da banda, Violet Hill é a junção de grandes qualidades marcadas no repertório de Coldplay. Linda letra e melodia suave com toques românticos. Não podia deixar de fazer parte de uma lista de melhores músicas da banda.

5. In My Place

Quem não se amarra naquele início singular da bateria em In My Place e o posterior tocar da guitarra inconfundível? In My Place é uma das grandes músicas da banda. Canção elogiadíssima pela crítica por sua letra e melodia profundas.

4. Swallowed in the Sea

Me sentiria mal se não colocasse essa música na lista. Belíssima, eu diria. E provavelmente muitos fãs (quiçá todos) concordariam. A 11ª primeira música do X&Y surpreende com sua letra intensa e melodia crescente. Ao meu ver, uma das obras primas da banda, por isso sua colocação.

3. Yellow

Look at the stars. Look how they shine for you. And everything you do. They were all yellow. A música que apresenta Coldplay para o mundo. O primeiro single da banda é simplesmente uma das músicas mais fenomenais de amor. Uma poesia cantada, versos fantasiosos berrados, para um bem-querer que pode ser o nosso bem querer. Yellow é a mistura exata do lirismo e de uma melodia perfeita.

2. The Scientist

The Scientist em segundo? Que pecado. Pois é. Eu sei. Uma grande balada romântico guiada por um piano extraordinário. A canção que demonstra um eu-lírico apaixonado em busca do seu amor, com um pedido de desculpas mágico. Ninguém disse que seria fácil, ele diz. Ninguém disse. É verdade. Obra prima da música. Grandiosa. Fantástica.

1. Fix You.

A grande campeã. Simplesmente, o Magnum Opus da banda. Com uma letra cheia de aforismos especiais e uma melodia inigualável, Fix You é a melhor representação de qualidade da banda, com um Chorus belo e um intervalo no meio da música que leva seu fã a uma mistura de sensações incrível. Aquela guitarra forte com a bateria acompanhando no meio da música criando um clímax único parece nos preparar para seu Gran Finale.

Tears stream down your face,
When you lose something you cannot replace
Tears stream down your face
And I...


E então, o que acharam? Eu sei que foi um pecado deixar de for a músicas como Politik, Viva la Vida, Clocks, Trouble, entre outras. Mas é um trabalho difícil. Bom show a todos os fãs. Espero que tenham gostado. :)

19 comentários:

Panda disse...

Boa rapaz! :D

Unknown disse...

Bom, salvo Parachutes e X&Y, acho que Coldplay é uma enooooorme diluição de tudo o que a Inglaterra trouxe de bom nos anos 90, durante a época de ouro do Britpop. Não me fazem preferir comer a cera dos ouvidos de alguém a ouvir suas músicas, ainda, porém, Chris devia deixar sua atitude cristã de lado, acabar com seu pseudoexperimentalismo do último álbum e pensar em trabalhar em cima de antigas influências, notáveis em X&Y, por exemplo.

LubaLuba disse...

'a rush of blood to the head' é com certeza o melhor cd deles, na minha visão.
algumas músicas da lista eu não conheço mas com certeza the scientist e violet hill estão bem colocadas. mas acho que the scientist ganha de fix you.
e sim yellow é melhor que amsterdan !
:B

notpennysboat disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renan Veltman disse...

Bela lista. Realmente é um ato um tanto complicado elaborar uma lista de 10 das músicas desta banda tão singular...Só tenho a elogiar pela idéia e pelas escolhas...Porém senti falta de Trouble e For You...Mas completamente justificável, tendo as escolhidas obtido tanto impacto quanto estas!! Very Good, Rocket man!

Ana C. disse...

Okay que só conheço o primeiro e o segundo lugar, - então não tenho como concordar/discordar muito - mas ainda assim parece ter ficado boa.
Fiz You e The Scienti são fodas².
Vou fazer me guiar por essa lista para conhecer outras músicas deles, aliás '-' AUHHUA.

Muito bom *;

Ana C. disse...

The Scientist *

Unknown disse...

Amsterdam e Swallowed in the sea sao as melhores!! mas todas sao otimas!

Wilson Oliveira disse...

Grande Gerson das Condongas!

Primeiro gostaria de dizer que seu blog ta show de bola. O assunto, nao poderia ser melhor...

E com relação ao Cold Play, é curioso que ao mesmo tempo que eu nao tinha parada para dar a devida atenção a banda, eu a reprovava, como sempre reprovo de cara essas bandas britanicas com uma levada no estilo Cold Play...

Porém, parei para ouvir o Viva La Vida, (sim, influenciado pela música da novela, afinal, ninguem é perfeito) e achei nao menos que sensacional.

Ainda nao conheço exatamente o trabalho dos outros cd's. Mas conhecerei. Ouvirei as demais músicas dessa lista que ainda nao ouvi.

Abração, Mágico Doente das Poesias Orkuteira...

=P

SexyMachine disse...

Coldplay é coldplay...
Como vc conseguiu apenas 10 músicas da banda?

Essa banda é demais...

Judie disse...

Eu, como uma grande fã de Coldplay - que anda desleixada, confesso -, achei esse post curioso. Percebi que Coldplay desencadeia diversas emoções em cada música, visto que os efeitos colaterais de cada canção mudam de pessoa prá pessoa. E não só isso, claro, como as posições das músicas, prá mim, mudaria. Li que Amsterdam foi colocado para completar um eventual vazio... Prá mim, particularmente, essa música não preenche, mas me faz ficar dramática por justamente reconhecer que estou só. Ou seja, o vazio aumenta mais ainda. HAHAHAH... Mas amo muito, mesmo assim.
Uma que eu colocaria também aí, que não tá em nenhum álbum, seria Bigger Stronger...

Ah, cara. Colocar só 10 é muito pecado. Mas adorei, adorei o post!

CAMILA de Araujo disse...

Eu acho que o coldplay tem TODAS as musicas iguais, até mudaram um pouco no Viva La Vida, mas basicamente é a mesma sonoridade. Por sorte, eles são conta do recado, portanto todas as musicas são excelentes.

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Daniel Silva disse...

todas boas músicas, mas pô, deixar trouble e we never change de fora é pecado!

Tatiane disse...

Não conheço muito bem a banda.. Mas gosto de alguns músicas.. pra falar a verdade nem sei o nome..só sei cantarolar.. mas é legal
;)

netinho sindeux disse...

A lista tah muito boa.. porem tem 2 mscas que nao sao muito conhecidas, e que recomendo que vejam:

*Speed of Sound
*Live in Technicolor ii

Vlww

Harroba disse...

Muita boa a lista, porém fazer uma lista das melhores musicas de coldplay é um trabalho realmente difícil. Diferente de muitos grupos eles tem uma das discografias mais ricas de todas as bandas populares. Dentro do possível, ficou uma ótima lista. Quando vi The Scientist em segundo, fiquei assustado com a possibilidade de encontrar viva la vida em primeiro, que é uma boa musica, mas acho meio overrated fora a polêmica do plágio. excelente trabalho!

Matheus Portugal disse...

Boa lista , mais falto muitas favoritas como...
Trouble
Paradise
Speed of sound
etc...
Mas sao muitas musicas..
Muito dificil para destinguir as 10 melhores.

Lays Matos Neri disse...

Ás vezes fico com medo da banda haha.
É tão estranha a sensação que tenho quando ouço suas músicas. Não consigo explicar, é como se as músicas fizessem parte de mim. Como pode? Eu sempre gostei, mas nunca fui fã. Ano passado, ganhei de presente no amigo secreto do DVD+CD Live 2012, e desde então, fiquei LOUCA POR ELES. Procurando cada música, ouvindo sem parar, baixando os cd's antigos, descobrindo músicas melhores ainda.

Recentemente, tenho ouvido muito Politik e Shiver.
Quando se trata de uma banda como Coldplay, escolher um TOP 10 é uma tortura imensa, pelo menos, para mim. Quando termino a lista, fico pensando nas outras. Me sentindo injusta com as outras.

Unknown disse...

Pra mim as melhores são:
1-Clock
2-Yellow
3-The Scientist
4-Fix You
Mas até que tá bom esse top10 ai.