terça-feira, 15 de setembro de 2009

Autorretrato




. Por dias pensei o que escrever. Também, com um texto tão intimidador em seu tamanho como o anterior... Por que será que ligamos tanto para a opinião alheia? Ligamos se estamos acima do peso, ligamos se estamos abaixo dele. Se temos uma mania, se não temos uma mania – que ser é esse que não tem? Viram? – então, além de dissertar sobre tal, me prenderei à proposta inicial do blog; retratar o cotidiano vivido.


. O homem é um ser social, logo, daqueles atrelados à imagem que fazem dele, um exemplo contemporâneo: quem evita tossir em meios comuns para não ser espancado com olhares maldosos? Eu evito, paranóia maior seria julgar alguém de tal forma...Deus eu sou alérgico!


. O homem enquanto inserido em sociedade, preza em sua maioria pelo material, onde o ter é mais importante do que o ser; afinal para que ter boa índole se eu não ando de Mercedes? E dizer isso, para mim, é uma hipocrisia ímpar, afinal sou um ser social e material, se não o fosse, talvez jamais leriam esse amontoado de ideias sobrepostas.


. A preocupação humana com a imagem remete à invenção da moral. Não se encaixar nas regras básicas que regem a sociedade é não ser aceito como comum, e bom, ser segregado e excluído do meio; não agrada. Com isso tem-se a procura incessante pela aceitabilidade de todos, que nada mais são do que iguais a você, em tese.


. O mais intrigante é que ser igual não basta, o homem, ser em constante evolução, procura ser maior...Superior. Essa hierarquia social existente, dividida por cientistas sociais em vários fragmentos, na realidade só obedece a dois grupos que a compõe; os notórios e os indigentes. Queremos estar entre os notórios, sempre! Para tal, preciso daquele cabelo, que me fará perder horas do dia no salão; preciso daquele tênis, que eu, mero mortal, pagarei em doze prestações; preciso daquele óculos de sol, mesmo estando no inverno; e preciso daquela roupa, aquela mesmo que paga um dólar a hora para as crianças mexicanas.


. Um fato é, a imagem é mutável, construímos quem somos e quem vamos ser. A mente é facilmente manipulada para qualquer direção. A construção tanto quanto a desconstrução da pessoa, é de uma simplicidade incomensurável; basta querer. Outro fato, a adaptabilidade humana é incrível, temos a exímia capacidade de nos adaptarmos ao meio em que nos encontramos mergulhados. E com isso, podemos dizer que somos continuamente influenciados por ele, sendo assim, mudamos constantemente de acordo com a velocidade que os outros, que nos cercam, mudam. A questão é, você quer mudar o outro, ou sempre seguí-lo?


. Meus agradecimentos a minha grande amiga Clau.


Música da Semana Wish You Were Here (Pink Floyd)

Filme da Semana – Os Intocáveis (Gênero: Policial)

Frase da Semana – “Até agora os filósofos se preocuparam em interpretar o mundo de várias formas. O que importa é transformá-lo”. (Karl Marx)

Imagem da Semana Prise de la Bastille / Jean-Pierre

12 comentários:

clau f. disse...

O tri rules !

somos sim seres mutáveis e extremamente dependentes da opinião alheia, mas o que seriamos de nós se não fôssemos tão influenciáveis? onde estariam os emos para nos divertir? hahahahah

te amo grandão
:*

西 Dante disse...

Bom, tu escreveu pra caralho o que dava pra se resumir com meras frases.
Realmente todos somos influenciaveis e sempre estamos tentando agradar o gosto dos outro e não ao nossos próprios, mas é claro que tem suas pequenas exceções.

Mônica Garcia Del Sole disse...

"A questão é, você quer mudar o outro, ou sempre seguí-lo?" É um bom questionamento para pessoas que ainda estão se desenvolvendo em um meio social. E sendo influenciados pelas pessoas de nossa sociedade. Faz-me pensar. Faz-me questionar quem sou, e quem posso ser. Achei argumentos fortes e muito bons, não esperaria menos de você. Parabéns pelo texto.

Bernardo Stamato disse...

Como já disse o poeta "A minha moda sempre muda, sou eu quem dito, não me incomodo se a manada não achar bonitoa"

Ser sociável sim, se rebanho nunca! Se ser cidadão significa ter que pisar em 500 reais pra me destacar pelo tênis que eu uso, eu prefiro ser marginal!

Eu opto por mudar o outro ao lado dos meus irmãos! ^_~

Abração, Tri!!

Panda disse...

Ótimo texto!
Só podia ser o Tri!

Unknown disse...

Acho que mudar o outro talvez seja muito complicado, mas vale mudar a visão do outro para alguns assuntos. Mas só para alguns assuntos, porque uma sociedade unânime seria completamente vazia.

Amei o texto *-*

Raphael disse...

Ótimo texto.
Nos faz pensar sobre o que somos em sociedade e o que queremos/devemos ser
Admito que me fez refletir. Talves até parar por um minuto para olhar pela janela da sala silênciosa, e fitar com outros olhos a quantidade enorme de pessoas que passavam pela rua até que...
"-Raphael!"
- Era a mocinha da sala ao lado com problemas no Excel XP

Um abraço, bibets ;*
-Dias

Anônimo disse...

Queria ressaltar 2 trechos que achei interessante: "Não se encaixar nas regras básicas que regem a sociedade é não ser aceito como comum"....."O mais intrigante é que ser igual não basta, o homem, ser em constante evolução, procura ser maior...Superior"

Intrigante sim!! ^^...Buscamos o tempo todo sermos "iguais diferentes" uns dos outros...ao msm tempo em que quero ser aceito em determinado grupo...quero me destacar no msm! ^^

Gostei mto msm cara parabens...gostei da linguagem "culta/sarcastica" que usou (nao sei c foi sua intenção) mto bom!! reflexivo! ^^

Parabens msm!! ^^

Hello Gonçalves disse...

talvez oa influencia aplicada nao somente pelo ponto de vista dos outros mas também pela midia e pelo capitalismo, nos faz mudar e agirmos da forma que os outros se agradem ao nos olhar, e assim escondendo a nossa opinião.É um assunto complicado de se descrever, porque nem todos agem dessa forma mas a maioria se importa com a impressão que os outros iram ter quando nos olham, ao invés de valorizar aquilo que ela gosta, ou manter uma opinião sem influencias. É isso, parabeéns pelo blog . :**

Nenê Psicodélico disse...

E ainda estava com medinho?
Fantástico, meu companheiro.

Muito bom o texto.

Diego Azevedo disse...

Ah, Tu me conhece o bastante pra saber como q o gordo aqui se porta diante da sociedade.
Curioso q no texto vc falou uma frase que eu venho repetindo há semanas comentando sobre algumas coiaas com mina noiva, "o homem não é valorizado pelo que é, e sim pelo que tem".
É uma foda... Total War...

Ary, bgs disse...

Aaah adorei*o*
texto perfeito Tri :D