quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Força da Fraqueza


"A maior fraqueza do homem é poder tão pouco por aqueles que ama."

Blaise Pascal



. Admito que demorei para começar a escrever sobre o que quero falar. Não sei, exatamente, se conseguirei ser totalmente claro, talvez por tratar de algo que está além de minhas capacidades cognitivas. Mas ao deitar em minha cama, após um dia cansativo de estudo, a fraqueza me bateu; como aspecto e como temática para abordar. Falarei dessa fraqueza cotidiana que nos assola, ou melhor, que insiste em nos assolar. Citações serão feitas, analogias serão usadas e ao final de tudo, a fraqueza será estripada (ou não).

. A vida e seus frutos apodrecidos diários nos oferecem problemas e situações. Saber como lidar com os casos e acasos já deixou de ser uma opção, muito menos recorrerei ao velho clichê de dizer que é uma necessidade. O que quero dizer é que esses enfrentamentos são nada mais do que algo imposto; ato outorgadamente obrigatório. Não existe mais a opção de pular e seguir em frente. É enfrentar. E enfrentar ocasiona em dois simples caminhos: apanhar ou bater. Simples até demais. Salve os casos que dá para apanhar e bater, na maioria das vezes, mais apanhar do que bater.


. Por definição, a fraqueza é a perda de força; falta de solidez; fragilidade. Rousseau ao falar sobre, diz: "Todo o mal vem da fraqueza." Ninguém é fraco por escolha. Não somos deuses ou protótipos de super-humanos para lidar com todas as problemáticas periódicas com racionalidade e extrema eficiência. Infelizmente, a fraqueza não é como rio corrente que nos carrega, com suas margens que o limita e censura. Fraqueza é onda forte, é ‘tsunami’ que, não contente em te machucar ao te encontrar, deixa rastros de destruição e tristeza por onde passa. Levantar diante dos escombros do temor, sobre tijolos de covardia é algo opcional. Respirar por debaixo dos destroços, acorrentado a dor ou se desvencilhar das dores e tentar seguir em frente?

. Todos carregamos uma força inimaginável dentro de si. Não se sabe onde, não se sabe como. E é essa vela de força que devemos acender, quando estivermos nas sombras da fraqueza. “Tira força de tua fraqueza”, assim disse Cervantes, escritor de Dom Quixote De la Mancha, clássico da literatura mundial. É visível que nem sempre a fraqueza que se sente quer dizer que a gente não é forte.

. A força da fraqueza está onde não conhecemos. Por isso precisamos estar preparados muito bem para o desconhecido, para não deixar as estruturas do prédio da vida se abalarem com o terremoto dos maus momentos. É fácil ser fraco, pois a fraqueza é muito mais forte do que a força. Porém, tudo pode mudar. Basta enfrentarmos os demônios presentes em nossa mente.


Música da SemanaDuel with the Devil (Transatlantic)

Filme da SemanaO Ensaio sobre a Cegueira (Gênero: Drama/Suspense )

Frase da Semana"A Força não vem da capacidade física, ela vem de uma vontade inabalável." (Mahatma Gandhi)

Imagem da SemanaPortrait of Dr. Gachet (Van Gogh)

3 comentários:

Ana disse...

Como disse, pura verdade. A fraqueza é o cenário de muitas outras forças. Sendo que ela em si é, de fato, algo tão potente, que no fim, não seria de se surpreender que despertasse nossas forças adormecidas.

Foda :*

Unknown disse...

"Todos carregamos uma força inimaginável dentro de si. Não se sabe onde, não se sabe como. E é essa vela de força que devemos acender, quando estivermos nas sombras da fraqueza. 'Tira força de tua fraqueza.' "

Texto muito bonito e motivador. Nem preciso dizer que reflete totalmente você, né? Gerson, você escreve muito mal. :)

Amaya Inoue disse...

Lembra das crianças índigo?
Lembra naquele tempo distante?
Pois é, você é uma delas ;)
Viver, e não só isso, compreender um pedacinho de uma coisa absurda que se chama vida, e saber se levantar e reconhecer os próprios erros.
Alma nobre a sua, moço.