sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A 'Complexação' do Ser

Hoje em dia, o normal não quer mais ser normal, e ser diferente é o que é mais interessante. Parece que as pessoas não aceitam suas vidas boas e felizes e na tentativa de um “upgrade” no olhar de fora, acabam criando monstros e vilões que circundam suas vidas, apenas para poder dizer:

- Eu tenho problemas.

Em um ato desesperado, que na verdade só quer dizer:

- Por favor, me vejam!

O famoso ‘fazer merda para mamãe ver’ de quando éramos crianças, agora se tornou um estado de criar complicações psicológicas para chamar a atenção de quem está de volta. Mas é claro que ainda existem crianças em corpos adolescentes que usam o ‘fazer merda para mamãe ver’, mas sobre esses seres, não irei comentar. Lugar de criança é na creche. E creche não tem internet. Logo, não lerão o que estou dizendo.


. Voltando ao objeto principal do que digo, estou falando que parece que virou moda ser problemático e anormal. Se esconder nos cantos, se fazer de triste, soltar umas reclamações acerca da vida e contar acontecimentos, sempre jogando tudo nas piores palavras, provocando o maior ‘coitadismo’ possível.


. É meio difícil falar do que é sofrimento sem conhecê-lo de verdade. E isso é uma lei geral. Não podemos falar com autoridade sobre uma coisa sem conhecê-la. Um caso bem comum é a questão de separação dos pais. É claro que é uma situação dificílima de lidar, eu sei muito bem como é que é. Mas lidar com isso e achar que é o fim do mundo é um ato ‘coitadista’ incrível. Não quero ser insensível. Mas tem gente que lida como se tivesse alguém apontando com uma arma em sua cabeça, mal sabendo que existem pessoas que lidam com isso, desde que se conhecem como gente e não tinham maturidade pra lidar com isso. Agora, adolescentes, futuro adultos, lidam com a separação da pior forma possível. E as crianças que lidam com isso? Será que não sofrem/sofreram? Será que sofrem menos que vocês, que reclamam de tudo? Eu sei bem o que é isso. Sei o quanto é uma situação ruim. E pior que lido com um caso super atípico de separação. Mas nem por isso sou o ‘mega-sofredor’. É óbvio que se tivesse uma família boa e não tivesse vivenciado algumas situações, teria sofrido bem menos e não teria passado por diversos problemas, mas por outro lado não seria forte como sou hoje e provavelmente não estaria escrevendo aqui. Essa é a pura verdade. Eu superei. Mesmo que desde que me conheço como gente, tenha vivenciado e assistido brigas de camarote e sem qualquer noção sobre o que se passava. Era um estado de não-entender misturado com a perca de minha ingenuidade precoce. Pois acordar com gritos e pancadas não é bom. Seja para crianças ou para adultos.


. E olha que esse é um caso específico. Existem outros. Como a perca do pai e mãe em acidentes, doenças graves na família, etc, etc, etc. Como essas pessoas devem lidar com isso? Mas tem gente que por simples problemas, se fazem de modo abusivo, para ganhar IBOPE cotidiano e assim satisfazer seu ego carente.


. Fato que se as pessoas fossem o que realmente são as coisas seriam muito mais fáceis. Se elas se aceitassem como são e tratassem seus problemas com maturidade, seria fácil reconhecer o que é verdadeiro e falso, certo ou errado, bom ou ruim. Mas parece que é moda ser deprimido. O bom é ser deprimido. Ser feliz não chama atenção.


. Porém, não podemos nos esquecer dos verdadeiros ‘sofredores’. E esses que têm problemas de verdade? Como saberemos distinguir dos ‘pseudo-complexados’? Fato que ao nosso lado existem ótimas pessoas que podem sofrer demais por dentro e não demonstrar isso para o exterior. Essas pessoas costumam guardar para si, mas em certo momento, algo fará o que há dentro delas explodir. Eu sei bem como é isso. Não que eu esteja dizendo que sou um ‘verdadeiro-sofredor’, é muito difícil fazer essa definição. Até porque, no geral não estou tratando sobre quem sofre mais ou sofre menos. E sim, sobre a complexidade que as pessoas aparentam ter. Ou mais que ter. Ser.


. Os ‘pseudo-complexos’ tentam ser complexos. Fazem uma ‘complexação’ do seu ser com problemas e acontecimentos. Os complexos apenas são. Eles são seres difíceis de se entender, tem visões sobre o mundo polêmicas e críticas, sofrem por essa incompreensão, suportam as mazelas que o mundo e seu destino lhes impõem. No fundo, some todos os ‘pseudos’, que não darão um ser complexo. Não que eu esteja dizendo que eu sou melhor que os outros. Ou que eu seja complexo e que você não seja complexo. É capaz que seja. Mas nem todos são. Alguns fingem ser. Apenas não tente me entender. Ou tente. É por isso que escrevo. Apenas não tente se ‘complexizar’. Seja como é que as coisas acontecerão naturalmente. Ser feliz também é legal. Falar merda, mandar piadas sem graça e rir de idiotices.


. Agradecimento especial a minha amiga, Evla, que me suscitou em uma conversa a falar sobre esse tema.


Música da Semana - Let It Be / The Beatles

Filme da Semana - Os Normais 2 / Comédia

Frase da Semana - “Muita compreensão dói. Pouca Compreensão Machuca.” / Autoria Própria

Imagem da Semana - Guernica / Pablo Picasso



. Por fim, o fim.



8 comentários:

Ana disse...

Absurdamente verdade - e digo "absurdamente" porque não é um assunto simples.
Digo, não é, mas deveria ser.
Bizarro como nos acostumamos com o avesso das coisas. Enfim, incrível.
Seu dom de narrar é meio supreendente. Fico feliz que tenha feito blog.

;*

Ronaldo Santos disse...

Como disse Arnaldo Jabor... estamos perdendo a consciência do Mal... estamos nos acostumando com as coisas estranhas!!!

Ótimo texto.

ABraços

Tute Braga disse...

Nossa, ótimo texto!
De verdade!

Parabéns pelo blog!
=)

Judie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Judie disse...

tolos são aqueles que crêem que, se fazendo de coitados, chegarão a algum lugar. chamarão mais a atenção, sim... mas, junto dela, o sentimento de pena, de "ahn, tadinho". nunca as energias boas - que engrandecem. elas mesmas se colocam mais pra baixo. eu pretendo dedicar minha vida inteira para ajudar essas pessoas... e tentar fazê-las enxergar que ser complexo (nesse sentido) dá muito mais trabalho e que atrair pessoas tentando estar bem dá um lucro muito maior.
felizes são aqueles que lutam pelo seu equilíbrio consigo mesmo e com o mundo...

e não acho que nos acostumamos com isso. acho que falta é motivação pra mudar esse quadro, o que é bem diferente. pena que a motivação se encontra em poucos, enquando deveria ser na maioria.

parabéns pelo Blog, rapazes.
Beijos mil!

Madeixas de Pensamento disse...

É, todo mundo quer ser diferente. Que banal.

Texto interessante, e refletiu bastante a personalidade do autor ;)

Gostei!

sagadonamorado disse...

fico feliz com a nossa troca de conhecimentos. você tem melhorado muito a sua forma de escrita, sinto orgulho rs.

beijos e boa sorte com o blog.

Unknown disse...

Gostei do seu texto, amigo.Dinâmico, nao foge à realidade, certo que podia ter um pouco mais de conexão entre as partes, às vezes fica-se meio perdido, mas no sentido conjuntural está bom.

Se propõe a falar de um assunto polêmico, até meio esquecido, nao pensado por muitos, e consegue fazer isso bem, concordo com tudo.

Abraços.