sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Crepúsculo - O retrato de uma juventude em declínio


. AVISO: Se você é fanaticamente cego pelo romance escrito por Stephenie Mayer, esse texto é Altamente Recomendável. Esse texto contém críticas fortes ao filme e aos seus fãs, mas o respeito pelo gosto é plenamente existente. A crítica é o ato de gostar. Gostar não tem problema nenhum. Tem gente que gosta de Pagode, não?

. Pois bem, essa semana todos os humanos normais foram pegos pelo "espetacular" lançamento do mais novo filme da série de livros sobre Vampiros que virou moda entre a juventude local, principalmente entre as meninas. Lua Nova estréia hoje nos cinemas brasileiros. Nessa sexta-feira dia 20. Uma pena não ter estreiado semana passada. Seria o melhor dia possível. A sexta-feira 13. Ou vampiros românticos não gostam de sexta-feira 13?

. O novo fenômeno cultural foi bastante parecido com os outros. Veio do nada, causou um choque, se instalou na sociedade e virou mania. Gostar de vampiros, comprar uma dentadura de vampiro e sujar a parte de baixo dos lábios com ketchup agora virou moda. E o sucesso é arrasador. Milhares de livros vendidos e salas de cinema cheias. Agora eu pergunto, por que estou falando disso?

. O que me fez despertar a vontade de escrever foi presenciar um fato alarmante ao ter uma conversa com uma boa pessoa. Ontem, ela falava sobre a estréia do novo filme da série. E falava com uma empolgação incrível. E ela deve ter mais de 25 anos. Até aí, "tudo bem". Tive misericórdia por sua alma, mas respeito o gosto das pessoas, o problema foi quando ela falou:
- Eu já comprei os ingressos pra mim e para minha filha. Acho que ela não conseguirá nem dormir direito de tanta ansiedade.

. Admito. Isso me espantou demais. Como algo produzido culturalmente pode deixar uma pobre pessoa sem dormir pela ansiedade produzida no dia que antecede sua estréia? Esse objeto produzido tem que ser algo estupendo criado por um gênio, no mínimo. E não é isso que acontece. Não, no caso de Lua Nova, ou se preferir Crepúsculo 2 - Vampiros em polvorosa.

. É evidente que histórias de seres mágicos e com poderes atrai a curiosidade do público. É fabuloso ir além de nosso pobre mundo de humanos sem poderes especiais. Não damos valor a termos braços, pernas e massa encefálica. Teríamos que pular muito alto, voar, ter super força e coisas do tipo. Pois isso é maravilhoso. Pois seríamos diferente. Seríamos Especiais. E ser especial é tudo que queremos. E todas as febres culturais se baseam nesse ingrediente especial. A arte da magia. Do mundo onde humanos não convivem apenas com humanos. E foi assim com Harry Potter. E foi assim com Senhor dos Anéis. Bruxos, elfos, orcs, magos e agora vampiros. O problema é: Onde isso tudo vai parar?

. Gnomos drogados na Suécia, talvez?

. A diferença gritante entre Crepúsculo e seus antecessores é notoriamente sua qualidade. Senhor dos Anéis é uma trilogia genial. Uma epopéia fantástica que produz uma própria mitologia que inventou o mundo dos RPGs e abalou todas as estruturas de histórias de fantasia. Por ser único. Por ser inovador. Já Harry Potter foi uma febre criada entre os jovens que em sua geração cresceram lendo uma história que ia sendo desenvolvida com o tempo. A relação idade-história é fato marcante e preponderante para o sucesso. A escrita dos livros foram evoluindo a cada um que era lançado. E seus leitores também, o que tornava sua história cada vez melhor. Cada vez mais adulta e sombria. Sem contar que seu roteiro em si é extremamente criativo, com personagens muito bem construídos. E tornou-se o que é. Agora, e o Crepúsculo?

. Crepúsculo é um mero enlatado americano que traz a soma de tudo que é pop, jogando em um liquidificador um roteiro inegavelmente romântico (o famoso bonitinho), um cenário jovem para as pessoas se identificarem e quererem estar no lugar e o mais importante... seres especiais fantasiosos que não existem, os Vampiros. Porém, não me espantaria se uma taxa das pessoas que gostam de Crepúsculo acreditem ferrenhamente na existência de vampiros como os do filme. Ah, e não esqueça do velho maniqueísmo de sempre entre o bem e o mau, fator essêncial nessa equação tão fácil de se visualizar.

. Admito que peguei o livro pra ler e também assisti o primeiro filme. Seria muito vazio e arrogante de minha parte fazer uma grande crítica sem ter fundamentos pra isso. Quem faz isso não tem a mínima noção do que é criticar. Primeiramente, o livro é um lixo. Roteiro bom. Escrita ruim. Narração fraca e nada chamativa, pelo menos pra mim. Mas é claro que o roteiro é interessante e faz as pessoas acompanharem, mas eu não consegui me prender. Não foi algo que me fez bem. Pra ler porcária, eu leio umas crônicas bastardas de política. E o filme? Bem. Eu só cito aquela cena onde o vampiro parece um carnavalesco-man todo purpurinado ao ter sua pele tocada por raios solares. Muito tosco. Porém, para muitos é bonitinho. Ok. Eu dispenso.

. O que me pergunto, é por que essa tendência em nossa juventude? Por que não se prender as fantasias delirantes de Dom Quixote e sua grande epopéia pelo amor? Por que não pegar a linda e magnânima história de O Pequeno Príncipe e se jogar em toda aquela imensidão fantasiosa envolta de pureza e amor? E isso é só pra citar os clássicos. Poderia falar de Dickens, Shakespeare, Saramago, entre outros. Eles são tão atuais. Escrevem tão bem. E de forma tão expressiva. Por quê? Por quê?

. Será que é preciso realmente pra todo sucesso novo ser algo cheio de clichês, sem nenhuma criatividade, seguindo a mesma fórmula de sempre para se criar uma febre juvenil? Eu não sei mais. Sem mais, queridos. Por hoje é só. Estou cansado. Ficam-se os questionamento.

. Por sinal, pra quem não sabe o que é, um Crepúsculo a claridade frouxa que precede a escuridão da noite ou a claridão do dia. Poeticamente, pode ser considerado como um período que precede o fim de algo, um período de declínio. E o único declínio que vejo é o de nossa juventude. Logo, por isso estamos presenciando esse Crepúsculo.

Música da Semana – Hotel California (The Eagles)
Filme da Semana – “Minhas adoráveis ex-namoradas” (Gênero: Comédia)
Frase da Semana – “É preciso cultura pra cuspir na estrutura” (Raul Seixas)
Imagem – Foto de um Crepúsculo.

20 comentários:

Unknown disse...

Hehe, prevejo os fãs da saga do vampiro que brilha no claro em revolta. Bom texto. Pegou em um ponto muito interessante: por que diabos as pessoas se prendem em uma febre tão intensa quanto rápida ao óbvio, ao clichê, à reciclagem descerebrada de elementos pops? Bem, eu posso estar violando o gosto de muitas pessoas, mas é isso que eu acho. Eu não entendo por que se prender a algo tão bobo. Podem falar de entretenimento despretensioso, mas sinceramente o negócio é tão chato que eu só não corri da sala do cinema porque eu gosto de ver o filme na íntegra, por pior que seja. Peço desculpas se ofendi o gosto de alguém, mas fikdik.

Anônimo disse...

é amigo... andy warhol explica... é a cultura de massa!
o problema do acesso cultural, nem sempre é carência material... na maioria das vezes é carência intelectual, falta de instrução para conhecer o que há de melhor...
as pessoas leem crepúsculo (livros fáceis e menos densos) porque não entendem nem o título de um saramago.

Anônimo disse...

ah, preciso fazer uma ressalva... para as crianças, acho digno. po, faz parte né. coisas das quais a gente se arrepende, mas ri muito quando é mais velho...

SexyMachine disse...

Não aguento mais essa euforia, apesar de gostar do filme, mas nada tão viciante como se vê por aí... Essas menininhas são falam nisso e os Emos também... Putz... Mas tudo bem... odiei o livro... Muito meloso, muito adolescente... Mas...

Meu blog: http://visaopoetica84.blogspot.com/

JuANiTo disse...

Excelente crítica e parabéns pela escrita , muito bem feita.
Ao contrário de você não é do meu gosto nenhuma dessas histórias. Bruxo, elfos, vampiros românticos.Os jovens de hoje vivem virtualmente exagerados. Talvez esse seja o motivo do gosto exacerbado pela fantasia. E tem até com colocar nessas histórias, contextos produvos e construtivos. Mas desses vampiros não conseguir enxergar nada. Assisti o primeiro e até hoje espero por alguma coisa devido ao sucesso exposto na mídia. Em fim se por acaso me tirasse o sono, seria ela descepção. rsrs
É isso, abraço!

Adriana Resende disse...

Respeito a sua opnião, eu li um dos livros e não gostei e preferi não me desgastar vendo os filmes... portanto pouco posso dizer a respeito, mas como tudo que é moda, vem e vai..

Rodrigo disse...

Só pra esclarecer pras menininhas fãs de Crepúsculo e Lua Nova. A história foi copiada na cara de pau dos livros "Diários de um Vampiro" de 1991. Pronto, falei.

Uvirgilio disse...

Eu mesmo não vejo nada no filme que me faça sair de casa, pegar uma fila para ir assistí-lo, acho que tem outras coisas mais interessantes no cinema. Muito bom o seu texto, você tem uma ótima redação e um bom senso critico.

Raphael disse...

Pois é. Todo esse alvoroço em torno da série, só por causa de uns rostos bonitinhos. Estória que é bom não tem.

Eu não vejo nada de mais nessa tosqueira toda. Graças a Deus estou livre de pegar essa febre.

Lays. disse...

Bom, seu texto ficou bem escrito com argumentos muito bons.
Eu li a serie de livros. É um romance agua com açucar para mulherzinhas ( e eu tenho um lado mulherzinha) mas sem grande profundidade e destaque para nada. E escreveria isso facil facil.
Meu lado sentimental ( e a curiosidade pra saber o fim da historia) me levou a terminar a serie, mas não abro a boca para defender. Fã como sou de rpg e de harry potter não ouso comparar, por que n]ao tem comparação.
A juventude esta perdida mesmo, não por que gostam de crepusculo, mas sim por que SÓ gostam de creupusculo, não procuram outros livros, outras bases, nem nada. Param nos cliches e no romance impossivel, se esquecendo que existem lições mais importantes do que amores adolescentes que duram para sempre.

Daniel Silva disse...

Cara.. eu até li o primeiro livro mas passei imune a toda essa febre. Não vi o filme nem sei se quero ver.

Muito bom o post e, porra, Hotel California tem o melhor solo que eu já ouvi.

Abraço

www.esteticamusical.com

Ingo disse...

Não li todo o texto mas o pouco que li gostei...
Não vou criticar o filme pq ainda ñ assisti e nem o livro pq tbm ñ li, então....
Sorte no blog

Anônimo disse...

Incrivelmente hoje eu vim assistir a adaptação de Crepúsculo (enquanto bate a fase Lua Nova...) e realmente concordo com a maioria dos comentários acima. Diálogos melosos, trama confusa e idéias com profundidades de um pires.

Não quero ser do contra ou qualquer outra coisa do tipo, mas febres juvenis nunca me tomaram. Talvez pelo uso constante de clichês e alto índice de ridicularidades. Afinal, vampiros que brilham na luz solar não me satisfaz...

Crítica muito boa, com alguns pontos exagerados, mas que não desmerece o teor. Parabéns e abraços!

- Leandro Merlllin
Pontuo no: http://chicachicaboomchic.blogspot.com/

Macaco Pipi disse...

GOSTEI CARA!!

VAMPIROS PRA SAIREM NA CAPA DE REVISTAS!

The_Angel_Saga disse...

OMG !! Eu te amo por escrever isso
vs naum acredita eu naum aguento mas essa futilidade , por que coisas futeis exigem certo tempo e interesse . Eu vou imprimir essa critica e reduzi-la para poder ler para digamos " fans retardados de crepusculo " da minha sala , por que os professores de historia , geografia e ciencias sempre deisham eu falar algo antes da aula . Novamente muito obrigada , eu naum conseguiria fazer uma critica tão boa como vs conseguiu , realmente fiquei impressionada eu diferentemente de muitos so criei um blog para poder responder oq a maioria das pessoas me perguntam , mas vs escreveu seus pensamentos . Obrigada

Nina Pessanha disse...

Em primeiro lugar, respeite a opinião dos outros, vc não tem nenhuma base para falar mal, ja que não leu todos os livros da série, eu li um ano antes do 1° filme estreiar, é gostei dos livros, é uma boa história e a série tem um bom final ( se quiser vai ler, e se não gostar, talvez assim vc possa fazer uma crítica realmente bem fundamentada )agora que virou moda, tudo tende a ser idiota, mas os livros guardam o verdadeiro prazer. Assim como foi Harry Potter, que eu também adoro.


Embora bem escrito, seu texto não é muito convincente, principalmente se você escreve o nome da autora errado.

Já que você aceita bem os gostos, e os "respeita" então vocÊ deve considerar este.

Panda disse...

Perfeito. Concordei com absolutamente TUDO o que foi dito pelo Nenê aqui. Fico feliz em saber que pelo menos parte da juventude ainda sabe dar valor ao que realmente é fantástico. Parabéns.

Lary disse...

Bem, acho que o texto foi muito bem escrito e argumentado. E concordo com a opinião do Gérson. Mas acho que é fundamental para quem quer fazer uma boa crítica, bem argumentada, assitir os filmes e ler a série de livros.

Beijos!

αlldren silvα disse...

Bom eu concordo com as garotas (Nina&Lary)!!
Pra vc fazer uma boa critica deve ler os livros e assistir os filmes antes de criticar!!

Faça isso e depois pode ate falar oq acha mas leia primeiro pq só assim vc vai saber criticar a ter uma plena noção do qe é esse " mero enlatado americano " em qe qase todos estamos vivendo hoje !!

pris disse...

so assisti os filmes e gostei muito do primeiro o segundo foi um fiasco, + é so a minha opinião vlw!