quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Minha Cidade.






Hoje acordei sem saber o que escrever, sem inspiração. Nostalgicamente lembrei-me do quanto deixei de viver em função do medo. O medo de criar, o medo de inovar, de tocar, sentir e dizer. Querendo ou não, vivo em uma cidade medrosa que sofre do mesmo mal de seus habitantes. Turistas vem e vão, balas ficam, incrustadas no peito do Rio de Janeiro. Pense na cor preta, pense agora na morte, facilmente associadas não? Reflita que, a cor preta, o qual imaginamos como seja “a cara do pós morte” (mesmo que momentaneamente), só existe devido a consciência de estar vivo.


Uma hora, caminha-se com amigos por uma praça onde crianças brincam, seus amigos gritam, estás morto meu companheiro, seu assassino? Qualquer um. Pode ser um policial, um assaltante, o padeiro, o pipoqueiro, uma criança no escorregador ou um de seus amigos; vai saber. Em minha cidade, bandidos andam pela rua, enquanto fico encarcerado atrás das grades de minha janela.


Aconteceu, há tempos, d’eu andar pela calçada, inconsciente do perigo e, um tiro atingir a parede ao meu lado, centímetros acima da minha cabeça. Sorte? Deus? Mira ruim? Prefiro ficar com os três, nesta terra de belezas e armas incomparáveis, é melhor todas as opções. Temos aqui, uma Faixa de Gaza, quem disse que é exclusividade do Oriente Médio?


Alguns leitores, agora, estão se identificando, outros, tendo pena e alguns jamais virão aqui. Afirmo com embasamento e orgulho, minha cidade é tudo isso, porém, não a troco por nada. Com suas praias, suas montanhas, seu povo e seu céu –ao que penso ser único no planeta- o Rio de Janeiro, desculpem-me o clichê, continua e continuará lindo; independentemente do que façam com ele.




Música da Semana –Templars (Ancient Rites)
Filme da Semana – “Cruzadas” (Gênero: Aventura)
Frase da Semana – “Das Leben ist wie ein Fahrrad. Man muß sich vorwärts bewegen, um das Gleichgewicht nicht zu verlieren.” (Albert Einstein)
Imagem – Rio de Janeiro – Cristo Redentor





Obrigado ao meu amigo Jacques, pela ajuda de Sábado.


14 comentários:

Unknown disse...

Que lindoo, adorei o blog!

Bjs!

Arnek disse...

Bom post apesar do problema a cidade ainda tem uma das melhores paisagens dos Brasil

http://midiasocialbrasil.blogspot.com/

Yaser Yusuf disse...

OLHA ESTIVE NO RIO A POUCO TEMPO, E CONFESSO QUE HA MUITOS LUGARES LINDO, MAS INFELIZMENTE A CEIDADE ESTA TOMADO PELO DESCASO E ABANDONO, NÃO FALO SÓ DAS FAVELAS, MAS DE TODA MARGINALIDADE QUE SE EMPREGUINOU DENTRE A SOCIEDADE...
VEJO O DESCASO COM OS MEIOS HURBANOS , COMUM AO USO SOCIAL COMO A LAGOA RODRIGO DE FREITAS, TOTAL DESCASO DO GOVERNO RESPONSAVEL PELA MANUTENÇÃO, ASSIM COMO A SOCIEDADE TB SEU DEVER DE CUIDAR! VEJA A BAIA DE GUANABARA...VERDADEIRO LIXÃO AO AR LIVRE...AINDA QUEREM SEDIAR UMA OLIMPIADA...O TEMPO ESTA PASSANDO, SÓ QUERO VER COMO VÃO FAZER PRA ARRUMAR TANTA COISA!
BOA SORTE RIO!

Pobre esponja disse...

O Rio é o Rio, apesar de tudo. Em outras cidades não é fácil de se viver não. O mais bonito daí (além das paisagens) é uma certa democracia que há nas praias - coisa que em SP vc não vê, é tudo segmentado.

abç
Pobre Esponja

Debbrah disse...

Adorei as relações que você faz a cada termo. O preto; morte. Digo então, que fico com a parte do leitor indentificado, do leitor que refletiu após ler seu texto. Dou ênfase, a essa parte: "Em minha cidade, bandidos andam pela rua, enquanto fico encarcerado atrás das grades de minha janela."
Bandidos a solta, e nós na prisão. Ótimo. Por fim, dedico sucesso a você. Parabéns com o blog, e a forma como prende o leitor ao escrever! Deborah Viégas. xx

FabioZen disse...

Cara,eu aqui dos fundões do RS nem imagino o que tu vives ai,mas te digo uma coisa,o problema do crack já chegou aqui e na cola dele a violencia tbm!Abrç!

Nathalia Pamela disse...

salve salve, rio de janeiro...

amo minha city, ops que egoismo..
rs
nosssa!

beijos! amei o blog

Paulo Giovanni disse...

O Rio de Janeiro, sempre lindo, muito bacana seu blog.


http://takecarro.blogspot.com/

Nayara Carpalhoso disse...

Ainda não conheço o Rio, mas morro de vontade.
Vivo comparando minha cidade (Brasília) com o Rio de Janeiro (claro que em suas devidas proporções) Brasília tem apenas 2,5 milhões de habitantes, apenas 50 anos, mas a criminalidade já nos mantém encarcerados... O trânsito está um caos e os crimes cada vez mais bárbaros.
Sei bem o q é amar sua cidade, mas apesar de tudo se sentir um prisioneiro!!
No entanto o q nos resta é nos mantermos sempre alerta... E um dia hei de conhecer a cidade maravilhosa!!!

Mundo da Mulher disse...

ee realmente, o rio tem mta viloencia..mas isso acontece aki no sul tbm, em todo lugar...infelizmente..mas e uma cidade lindaa, sem comparaçao..praia, montanhas, tudo. nunca fui mas adoraria ir!

http://seducaoedesign.blogspot.com
NOVO! posts sobre sensualidade..confira!

Neuro-Musical disse...

Posso imaginar como se sente. Todos os dias aparece na TV algum assunto relacionado à violência no Rio de Janeiro. Sempre quis visitar a Cidade Maravilhosa, mas nunca tive oportunidade. Realmente, pelas fotos que já e vi e videos, ai é bem bonito, e pelo visto não é a violência que vai apagar esta beleza!

http://cerebro-musical.blogspot.com

http://twitter.com/felipe_damasio

Macaco Pipi disse...

BEIRANDO O TERROR NACIONAL!

Rodrigo disse...

Apesar dos pesares, o Rio continua sendo a cidade mais linda do mundo.

The M. Redhead disse...

olha,faço de suas palavras ,minhas próprias !
A diferença é que moro em São Paulo ,e aqui não tem Cristo redentor ou praia para amenizar os efeitos "visuais" da violência .
Gostei da sua reflexão e da forma como escreve ,foi um dos poucos blogs em que eu tive a paciência de ler até o final ,e olha que eu nem costumo ficar comentando em blogs .
Mas me chamou a atenção o jeito como desenvolve seu texto,conseguindo passar exatamente a ideia que imaginou .
Voce sabe usar muito bem as ferramentas da tua escrita .

PARABÉNS pelo Blog =D

abraçoos '
=)