quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Individualismo







O que faz o ser, enquanto pensante, ser individualista? É errado pensar em si próprio antes de cogitar refletir sobre o coletivo? E incidir sobre o coletivo? A resposta não poderia ser outra, não. É instintivo de todos os animais a sobrevivência, não podendo ser diferente com o homem, temos o instinto de sobreviver, o individualismo no caráter mais puro da palavra.


É fato que egoísmo e individualismo em sua unidade primária de sentido são diferenciadas facilmente. Podemos dizer até que o pensar individual antes do social move o mundo; de que forma? Consideremos a sociedade apenas com seu bloco econômico maior, o Capitalismo. Eu, assalariado de baixa posição hierárquica na minha fictícia empresa, trabalho pensando unicamente em meu bem-estar, no máximo o da minha família básica. Não me importando para o futuro do meu chefe. Pois bem, assim como “eu”, existem milhares de pessoas fazendo o mesmo, os quais, felizes ou não geram o sustento de seus chefes, movem o mercado financeiro e produzem bens e serviços para o mercado direto; tudo por que pensam apenas em si.


O ser humano, enquanto inserido em sociedade, abre mão de certa parte de seu individualismo, até por que necessita do coletivismo do outro e, também, de resquícios do que podemos de chamar “individualismo coletivo”; para assim ter os meios de se aproximar do viver e se afastar do sobreviver. Penso eu, então, que o social e o coletivo, nada mais são do que uma complexa ramificação do individualismo, ou mais precisamente uma ramificação de diversos individualismos; entrelaçados numa cadeia quase irracional, tão irracional que chega até fazer sentido.


--------------------------------------------------


Desculpem minha ausência ontem, porém o apagão me impediu de escrever. Ainda acho que Mãe Dináh acerta mais do que as previsões dadas pelo Ministro de Minas e Energia e o Diretor da ONS


--------------------------------------------------

Música da Semana – In The Shadows (The Rasmus)
Filme da Semana – “Uma Mente Brilhante” (Gênero: Drama biográfico)
Frase da Semana – “Quanto aos homens, não é o que eles são que me interessa, mas o que eles podem se tornar.” (Jean-Paul Sartre)
Imagem – O Homem Vitruviano (Leonardo Da Vinci)


10 comentários:

Pedro Prado disse...

Heeey...Bom eu acho que o homem sempre pensa no próprio nariz primeiro...Tudo o que ele faz , ele faz pensando no seu proprio bem!!
=)

Pedro Prado disse...

Ahhhh Fiona Apple é Oteeema!!(Bom eu acho!!)
=)

Unknown disse...

E Viva o Individualismo...
Ah,e uma mente brilhante é um baaaita filme ;D

http://cafeholandes.blogspot.com/

Unknown disse...

Post interessante.

http://seuvagem.wordpress.com/

NO kidding disse...

acho que ser um pouco egoista e individual as vezes não faz mal a si proprio, ams também não deixar de pensar nas outraspessoas também, acho que a solidariedade e o companheirismo fazem parte da vida!

In The Shadows (The Rasmus)

*essa fazia tempo que eu não ouvia falar .

bacana.

Panda disse...

Mais uma vez um texto que me agradou bastante.

Pois bem, o individualismo é essencial na maioria das vezes. Uma pessoa que pensa mais nas outras do que nela mesma sempre, acaba se ferrando algum dia.

Lincão :D disse...

Pois bem! Interessante forma de pensar, colocando o coletivismo como uma complexa ramificação do individualismo. É uma verdade, se formos pegar na praática =)'. Vamos viajar um pouco agora, rs...fugindo um pouco o temaa, tendo uma visão futurista e eespiritualista.
Acredito eu, que no futuro, quando as pessoas se elevarem moralmente, esse INSTINTO MECANICO de se colocar em primeiro lugar ainda vá existir, mas de forma mais consciente, visando o bem da sociedade como num geral...'
Espero eu que não demore, e q realmente aconteça, haha...
Mesmo de forma indireta praticamos o coletivismo ( caridade, colaboraçao com a sociedade ), que já é alguma coisa muito boa, mas fico me imaginando numa sociedade pura, onde todos procuram o bem estar coletivo, e que quando vermos alguém sofrendo, sofreremos junto com o mesmo!
-Lincoln

Mônica Garcia Del Sole disse...

Para mim, se o homem fosse individualista (não que ele não seja em todos os pontos), seria um ser sozinho e se viraria para conseguir meios de sobrevivência, sua marca seria seu orgulho e descofiança, talvez, o que impediria o coletivismo. Até os animais andam em bando, talvez até possam sobreviver sozinhos e brigar por comida. Mas o que diferencia o ser humano, e o motivo para não agir como tal, é o amor entre as pessoas e o fato de sermos racionais e por termos aprendido desde pequenos, conviver em sociedade e saber trabalhar em grupo. E também acho que depende do tipo de caráter de uma pessoa. Se uma pessoa possui bom caráter, ela não procura somente o seu bem-estar. Se o fosse não existiria caridade, por exemplo. Por quê ajudariamos pessoas que nem ao menos conhecemos se pensassemos tão somente no nosso nariz?

Enfim... achei o texto muito bom, possui bons argumentos sim, porém não mostra todos os lados da cara.

Celso Costa disse...

A Grecia qu me desculpe, mas o berço dos Poetas e Escritores imompreendidos é a Blogosfera.

Amizade disse...

Estou encantada com esse blog, Parababéns! Sempre textos incriveis, bons argumentos que me fazem nao querer parar de ler! Virei visitante acídua :) Contnuem assim.